Guarda Municipal do RJ (GM-Rio) é uma instituição do município do Rio de Janeiro, criada em 14 de junho de 1831 por Dom Pedro I que foi restaurada e adaptada pela Lei Municipal nº 1.887, de 27 de julho de 1992 sendo oficialmente reimplantada pelo Decreto Municipal n° 12.000, de 30 de março de 1993, que teve como finalidade inicial a “proteção de bens, serviços e instalações municipais, contribuindo para a qualidade de vida da população”.
Hoje e considerada o embrião da Guarda municipal (Brasil).
Com a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, foi criada em 13 de maio de 1809, a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia, embrião da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, sua missão era de policiar o município em tempo integral, tornando-a desde o início mais eficaz que os antigos “Quadrilheiros”, que eram os defensores, normalmente escolhidos pela autoridade local das vilas no Brasil Colônia, entre civis de ilibada conduta e de comprovada lealdade à coroa portuguesa.
Ao abdicar o trono, Dom Pedro I deixa seu filho encarregado dos destinos do país. Neste momento conturbado, através da Regência Trina Provisória, em 14 de junho de 1831 é efetivamente criada com esta denominação em cada Distrito de Paz a Guarda municipal (Brasil), dividida em esquadras.
As patrulhas de permanentes circulava dia e noite a pé ou a cavalo, com o seu dever sem exceção de pessoa alguma, sendo prudentes, circunspectos com todos e sempre guardando aquela civilidade de respeitar os direitos da população, estavam porém autorizados a usar a força necessária contra todos os que resistissem ao serem presos, apalpados e observados.
A Guarda Municipal conta com 15 Inspetorias, as IGMs, 10 UOPS, as Unidades de Ordem Pública e 12 Grupamentos Especiais, somando 37 Unidades Operacionais, além de programas como por exemplo a operação Lixo Zero, distribuídas por pontos estratégicos do município, de forma a cobrir todos os seus bairros.
O seu efetivo de cerca de 7.350 guardas desenvolve um patrulhamento urbano próprio à sua finalidade, utilizando-se de veículos motorizados, bicicletas, segways e carros elétricos.
O dia a dia da Guarda Municipal do Rio de Janeiro é desenvolvido pelas Unidades Operacionais a partir de atividades definidas por setores estratégicos que integram as quatro diretorias da instituição: Diretoria de Operações (DOP), Diretoria de Recursos Humanos (DRH), Diretoria Administrativa e Financeira (DAF) e Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico (DDT).
Inspetoria Geral – Responsável pelo planejamento estratégico e pelo comando da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, a Inspetoria Geral representa a instituição, dirige as operações e zela pelo cumprimento das funções institucionais da GM-Rio, além ter ligado à sua estrutura diversas assessorias como: Assessoria de Inteligência, Assessoria de Gestão Institucional, Assessoria de Gestão Estratégica e de Projetos dentre outros setores.
Diretoria de Operações – É o braço avançado da GM-Rio nas ruas do município, controlando as atividades operacionais de todas as inspetorias e grupamentos especiais.
É na estrutura da DOP que está o Centro de Controle Operacional (CCO), setor que acompanha toda a movimentação de viaturas, assim como as ações de guardas em praias, parques, praças e demais pontos públicos cobertos pela GM-Rio. Também ligadas à DOP estão as Subdiretorias Técnicas de Ordenamento do Município e de Trânsito, que desempenham funções estratégicas no planejamento e coordenação de missões e operações especiais realizadas pela instituição.
Diretoria de Recursos Humanos – Além de cuidar de todos os assuntos ligados à área de pessoal, a DRH atua na formação, aperfeiçoamento e especialização dos guardas municipais, estando à frente dos programas de ensino da Academia da Guarda. A diretoria tem ainda a missão de promover a captação de recursos externos, sempre em busca de firmar parcerias e convênios.
Diretoria Administrativa e Financeira – Responde pelo controle de material, compras, serviços gerais, transporte, patrimônio, contabilidade e orçamento, conduzindo todas as licitações e contratos da instituição.
Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico – Desenvolve programas nas áreas de tecnologia e telecomunicação, tendo fundamental participação nos projetos de modernização da GM-Rio. Promove manutenção permanente de redes e equipamentos (como computadores e rádios), garantindo ainda todo o suporte técnico aos funcionários.
A GM-Rio também conta com Corregedoria, Ouvidoria e a Banda Civil do Município do Rio de Janeiro, esta última composta por músicos de carreira da Instituição.
A GM-Rio conta com 37 unidades operacionais, dividas em inspetorias, grupamentos especiais e unidades de Ordem Pública, que atuam em regiões ou recortes específicos e/ou desempenham atividades especiais, garantindo cobertura em todo o município.
Guarda Municipal RJ Salário
Em 2019, quem trabalha como Guarda Municipal ganha em média um salário de R$ 2.360,00.
Guarda Municipal RJ Tem Porte de Arma
TJ-RJ concluiu que Supremo deve decidir sobre porte de arma por guarda. … Para o advogado, o Judiciário fluminense precisa pacificar a questão, uma vez que há tanto denúncias e decisões que consideram que o porte de arma de fogo por guarda municipal é ilegal quanto que avaliam que isso não é crime.
Guarda Municipal RJ Pode Multar
Hoje não existe uma proibição na lei para que as guardas municipais apliquem as multas, mas algumas ações no STF contestavam a prática.valerá para qualquer outro município cuja guarda esteja impedida de multar pela Justiça.
Horário de Funcionamento Guarda Municipal RJ
- 24 horas
Onde Fica, Endereço e Telefone Guarda Municipal RJ
- Av. Pedro II, 111 – São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ
- Telefone: (21) 2976-6000
Outras informações e site
- Mais informações: www.rio.rj.gov.br
Mapa de localização
From https://www.encontrariodejaneiro.com.br/agenda/guarda-municipal-rj/
from
https://encontrariodejaneiro0.wordpress.com/2019/10/22/guarda-municipal-rj/
No comments:
Post a Comment